Os calculos urinários são comuns em cães e gatos e são, geralmente, causados por problemas nos rins e demais complicações do trato urinário, resultando em um acúmulo de minerais, que formam pequenos cristais, os quais, com o passar do tempo, juntam-se e formam massas mais sólidas, chamadas de pedras (litíase).
São muitos os fatores que podem causar cálculos urinários nos pets, incluindo falhas no manejo hídrico e alimentar, passar muito tempo sem fazer xixi, inflamações e infecções no trato urinário, alimentação ou consumo de água inadequados.
Há, ainda, algumas raças que apresentam predisposição ao surgimento de cálculos urinários, assim como Lhasa Apso, Yorkshire, Dachshund e Bulldog Inglês.
Os cálculos urinários podem não apresentar sintomas, o que dificulta a identificação e causa mais desconforto aos animais, podendo trazer complicações.
No entanto, é importante que os tutores estejam atentos a alguns sinais, como:
- sangue na urina;
- dificuldade ao urinar; e
- pouca quantidade de urina.
Além disso, os exames de rotina não podem ser negligenciados, pois ajudam a detectar essa e demais patologias de forma precoce.
E quando se trata de cálculos urinários, o mais comum é a urinálise, que oferece informações valiosas sobre o trato urinário e sobre o organismo do animal em sua totalidade.
Pesquisando sobre calculos urinários em animais?
Então conheça o Laboratório Veterinário São Miguel, especializado em análises clínicas veterinárias, que se destaca pela dedicação à saúde e bem-estar dos animais, entregando resultados fidedignos e com a agilidade necessária.
Fale agora mesmo com a equipe de profissionais da organização para saber mais detalhes sobre as soluções oferecidas.