Os exames de coproparasitológico, também chamados de Exame Parasitológico de Fezes (EPF), são fundamentais para indicar ou não a existência de vermes e protozoários, que podem causar doenças graves nos animais de estimação.
Assim, os exames de coproparasitológico são realizados quando existe a suspeita de doenças intestinais, que podem ser graves.
Dessa maneira, caso o pet apresente sintomas estranhos, o melhor a ser feito é procurar por ajuda profissional, por meio de um médico veterinário especializado.
Isso é necessário porque o veterinário irá realizar exames clínicos e solicitar outras análises laboratoriais, entre as quais podem estar os exames de coproparasitológico.
Caso seja detectada a presença do parasita, por meio dos exames de coproparasitológico, um tratamento é iniciado quanto antes.
Geralmente, os tutores acabam deixando a realização de exames de coproparasitológico para casos de emergência, quando alguma suspeita já vem apresentando sinais.
Porém, o mais prudente é buscar pelos exames de coproparasitológico de modo periódico, como uma ação preventiva.
É importante lembrar que alguns parasitas que acometem cães e gatos podem parasitar as pessoas, razão pela qual os exames de coproparasitológico são essenciais, não apenas para o pet como também para os tutores e as pessoas que convivem com o bichinho.
Procurando por exames de coproparasitológico?
O Laboratório Veterinário São Miguel foi fundado no ano de 2018 com o objetivo de garantir a cada um de seus pacientes diagnósticos precisos, de forma rápida, eficiente e fidedigna.
O laboratório é altamente especializado em análises clínicas veterinárias e todos os seus colaboradores são médicos com grande experiência nessa área.